Notícias

Ilhabela adota medidas para mais segurança nas escolas

O prefeito Toninho Colucci acaba de adotar diversas medidas para reforçar a segurança nas escolas, numa parceria que envolve a Polícia Militar, Civil, Instituições de Ensino e a comunidade escolar.
  • Categoria: Geral
  • Publicação: 11/04/2023 23:54

Na manhã de terça-feira (11), no Paço Municipal, foi realizada uma reunião com representantes das secretarias municipais de Educação, Governo, Segurança Pública, Gabinete do Prefeito; Polícia Civil e Militar; gestores das escolas estaduais e particulares da cidade e os vereadores, Leléco Augusto e Gabriel Rocha, para debater sobre as principais ações no reforço da segurança das escolas.

A ronda escolar, realizada pela Polícia Militar, foi ampliada e já teve início na manhã de segunda-feira (11). A Atividade Delegada - que permite aos policiais militares que trabalhem fardados em horário de folga, com recebimento de gratificação – também será ampliada, intensificando a atuação da prevenção e fiscalização nas unidades escolares e suas proximidades.

Outra ação importante adotada pelo Prefeito Toninho Colucci é o remanejamento dos Agentes de Segurança Patrimonial das escolas. Agora, os funcionários que faziam a vigilância no período noturno, passam a trabalhar no período diurno. Além disso, o contingente desses agentes receberá o reforço de mais funcionários, para atender a demanda local.

As unidades de ensino já foram alertadas para denunciar qualquer pessoa que apresente atitudes estranhas. A Polícia Militar reforça o uso do número 190, de modo a agilizar o tempo de resposta do efetivo policial.

O Delegado Titular da Polícia Civil de Ilhabela, Caio Fresatto, orienta que as pessoas façam o Boletim de Ocorrência (presencial ou online), denunciando contra a disseminação de conteúdos de incitação à violência em redes sociais e também de conteúdo falso (fakenews).

Um Grupo de Trabalho Intersetorial será criado para definir protocolos relativos à segurança nas escolas. O Conselho Municipal de Educação também recomendou que a Secretaria de Educação e as unidades de ensino da rede Estadual e privada, adotem como pauta urgente o debate em torno do fortalecimento das ações já existentes e da implementação de novos projetos que visem não só a conscientização e superação de casos de Bullying (e do cyberbullying), mas também a prevenção nas escolas e a implementação da Cultura de Paz, considerando o estudo e discussão dos diversos modelos e perspectivas.

A população pode ficar mais tranquila, pois todas as medidas já estão sendo tomadas para garantir a segurança e proporcionar mais tranquilidade aos alunos, pais, professores e funcionários após os tristes ataques registrados em escolas do país”, finaliza o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.